Voltar
Publicado por Vinicius Silva

Em relatório do Copom, inflação já alcança 7,47%

Essa é uma semana importante de decisões para o Comitê de Política Monetária (Copom) sobre o rumo da Selic. O relatório de Mercado Focus, divulgado nesta segunda-feira (2) pelo Banco Central (BC), revela que a mediana das previsões para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2015 passou de uma alta de 7,33% para 7,47%.

Há um mês, a estimativa estava em 7,01%. Esta é a nona semana consecutiva em que há alta das previsões para o IPCA.

Segundo o portal EXAME, a expectativa de que o BC não entregará a inflação de 2015 sem estourar o teto da meta de 6,50% também pode ser no Top 5 de médio prazo, que é o grupo dos economistas que mais acertam as previsões.

Para esses profissionais, a estimativa do IPCA é que passe de 7,12% para 7,51%. Há quatro semanas estava em 6,86%.

O Banco Central trabalha com um cenário de alta para o IPCA nos primeiros meses deste ano, mas conta com um período de declínio mais para frente, levando a indicador a ficar no centro da meta de 4,5%.

Apesar de otimista para o médio prazo, as expectativas para a inflação é de baixa. No entanto, o que preocupa mesmo é no curto prazo, onde o mercado aposta em um descontrole de preços depois da alta de 1,24% revelada pelo IBGE.

Para este mês de Março, é aguardada uma pequena desaceleração da taxa, que deve ser de 0,95%, apesar de em outros meses o valor tenha sido menor que este divulgado.

2012 - 2018 © MEDUNIVERSE - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS