Voltar
Publicado por Vinicius Silva

Dez erros de quem começa a investir em Ações

Com os juros em alta, os títulos de renda fixa, os CDBs, LCIs e LCAs ficam mais atrativas do que a poupança. Já na Bolsa de Valores, o risco é maior. Confira abaixo dez erros de quem começa a investir em ações:

Pressa de ganhar dinheiro

É recomendável conhecer o mercado antes de investir e começar com pouco dinheiro no início. A pressa faz com que a pessoa arrisque mais do que deve.

Falta de humildade

Esse é o caso do investidor que leu dois livros de análise de ações, ganhou algum dinheiro em algumas operações e acredita que já pode aplicar todo o capital na Bolsa. O mercado de ações exige constante estudo e cautela.

Excesso de otimismo

O investimento em ações deve ser feito com prudência e conhecimento, e não com base na crença de que tudo vai dar certo. Operações com alto grau de risco podem corroer todo o patrimônio e ainda deixar a pessoa endividada.

Falta de disciplina

Estabelecer limites de perda e de ganho e obedecer a estes parâmetros é fundamental para operar no mercado de ações.

Falta de metodologia

Sem uma metodologia de investimentos, o investidor opera de forma aleatória. Pede dicas, vende e compra sob pressão e se deixa influenciar por qualquer notícia. É preciso ter um plano de operação antes de investir e definir uma estratégia para atingir seus objetivos.

Excesso de informação

O investidor precisa buscar conhecimento de todas as fontes disponíveis, mas deve tomar cuidado para não ficar confuso ou em basear as decisões de investimentos em análise dos papéis.

Dar atenção só ao que convém

O investidor inexperiente que está com uma ação com forte tendência de baixa tende a ignorar as notícas ruins e dar crédito apenas às boas, tentando justificar seu investimento.

Comprar na alta

O investidor só tem segurança de comprar a ação após várias altas consecutivas. Porém, normalmente é nessa hora que se começam a vender o papel para embolsar os lucros.

Vender na baixa

Nesse caso, o desespero de perder dinheiro demais leva a vender o papel. Mas os investidores mais experientes preferem comprar as ações quando elas estão com preço mais baixo.

Excesso de ganância

Quanto mais risco tem o investimento, maior a possibilidade de ganho. Nessa situação, o investidor compromete não apenas o seu patrimônio, mas também se endivida para conseguir realizar a operação.

2012 - 2017 © MEDUNIVERSE - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS