Voltar
Publicado por Vinicius Silva

Cinco motivos para se ter um consultor financeiro

A Azimut e a AZ FuturaInvest são especialistas no planejamento financeiro e em apresentar o diferencial na forma de tratar dos seus investimentos agregando valor ao seu patrimônio. Por isso, para desenvolver um sólido planejamento financeiro, é importante cobrir diversas áreas.

Mas para cobrir todas essas áreas, é preciso ter um profissional que conheça cada passo do processo e olhe para os seus investimentos analisando-o conforme o seu perfil, alocando os seus recursos nos produtos certos para que você atinja os seus objetivos a curto, médio ou longo prazo.

O Financial Advisor é fundamental para lhe auxiliar neste processo, composto por seis passos principais. Confira:

1) Estabeleça um relacionamento com um Financial Advisor (CFP)

O seu Advisor terá conhecimento e tempo para lhe explicar todo o serviço que está em torno do planejamento financeiro. Definir cada responsabilidade também é importante, por isso cada estágio é previamente discutido para que toda decisão seja tomada em conjunto, analisando o cenário e as melhores oportunidades de investimento.

2) Junte os seus dados e desenvolve os seus objetivos financeiros

Todo investidor deve ter em mente o porquê de estar investindo, qual o objetivo final. O Financial Advisor irá explicar o atual cenário financeiro e, juntos, ambos irão definir os objetivos pessoais e financeiros, incluindo o tempo de investimento e tolerância a risco.

3) Analise e estime o seu patrimônio

O seu Financial Advisor irá levar em consideração todos os aspectos do seu patrimônio e situação finaceira atual para determinar as suas necessidades e o que deve ser feito para alcançar os seus objetivos. Dependendo do tipo de serviço que você adquira com o seu Financial Advisor, ele poderá analisar os seus recursos, a sua carteira de investimentos em outros bancos, seus investimentos na Bolsa de Valores e o seu fluxo de caixa.

4) Defina a sua direção

O investidor e o seu Financial Advisor terão que concordar nas recomendações e decisões que devem ser tomadas. O seu Financial Advisor pode ser apenas um consultor financeiro ou uma espécie de “coach”, coordenando o processo para que você atinja os seus objetivos. Esse é o principal foco.

5) Marque o seu progresso em referência aos seus objetivos financeiros estabelecidos

Como o investidor caminha para atingir os seus objetivos, é importante monitorar os ganhos e as perdas. Após a alocação de recursos ser feita, o papel do Financial Advisor será de acompanhar a sua carteira de investimentos para lhe entregar relatórios como melhor for combinado (mensal, trimestral, semestral, etc). Esse acompanhamento também é importante para fazer ajustes na carteira, realocando os seus recursos e recomendando novos produtos para se investir.

 

2012 - 2017 © MEDUNIVERSE - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS