Voltar
Publicado por Vinicius Silva

Analistas preveem queda de 0,5% do PIB neste ano

O mercado financeiro continua pessimista com o crescimento da economia brasileira. Pela oitava semana seguida, analistas ouvidos pelo Banco Central (BC) reduziram a projeção para o Produto Interno Bruto (PIB), De acordo com o boletim Focus divulgado nesta segunda-feira (23), a expectativa é de queda de 0,5%.

São cerca de 100 economistas consultados. E todos eles esperam mais inflação para 2015. A média das projeções subiu de 7,27% para 7,33%, que é muito superior à meta estabelecida pelo governo, que é de 4,5%, com limite de dois pontos para cima ou para baixo. Caso a previsão se confirme, o Brasil pode fechar o ano com a maior inflação desde 2004.

Com os preços pressionados e o ritmo lento, os economistas continuam a apostar que a taxa básica de juros, a Selic, poderá fechar o ano em 12,75%. Hoje em 12,25%, a Selic é uma das principais armas usadas pelo BC para combater a inflação. O aperto tem o efeito colateral de afetar o crescimento, ao dificultar o acesso ao crédito por empresas e frear o consumo.

A sondagem é divulgada após o IBGE revelar dados que mostraram perda de fôlego nos setores de serviços e varejo.

2012 - 2018 © MEDUNIVERSE - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS